Depressão: o que é, sintomas e como tratar.
Longe de ser apenas um pouco de tristeza, a depressão pode se tornar um verdadeiro obstáculo para o nosso dia a dia. O que o diferencia de um simples sentimento de vazio de algo que pode realmente paralisar sua vida, impedindo de realizar suas atividades do dia dia?
A depressão é um transtorno de humor caracterizado por tristeza profunda, irritabilidade, retraimento, perda de interesse em atividades habituais e grande culpa. Quando este episódio depressivo dura mais de duas semanas e as emoções negativas têm consequências no funcionamento diário, social, profissional e pessoal.
Quais são as causas?
Não podemos falar de uma causa da depressão, ela é multifatorial, está na redução da capacidade de sentir prazer ou emoções positivas. Resultado da redução de certos neuromediadores no cérebro, como serotonina e norepinefrina. Muitas vezes a depressão não acontece da noite para o dia. A exaustão se intensifica com o tempo porque você não tem energia emocional suficiente para superar as dificuldades pelas quais está passando. É um pouco como o botijão de gasolina diminuindo gradativamente e, em algum momento, não temos mais capacidade de abastecê-lo. Também pode estar relacionado a uma série de eventos de vida que ocorreram.
A depressão afeta o sono, causando insônia, dificuldade em adormecer ou despertar precoce. À perda do desejo somam-se ruminações, fadiga, esgotamento, pessimismo, diminuição da ingestão de alimentos e consequentemente perda de peso, ansiedade, problemas de concentração e memória, bem como lentidão geral e pensamentos suicidas.
O que fazer e como tratar?
Se for uma forma leve de depressão que causa dificuldades, mas superável no dia a dia, a psicoterapia será suficiente. Se ainda conseguirmos regular as zonas emocionais, é o momento para entrar com psicoterapia para conseguirmos aprender, compreender e controlar melhor as nossas emoções. Quando você tem depressão, você tem uma visão muito pejorativa de si mesmo, do mundo e dos outros, é como se estivesse olhando o mundo com óculos escuros. A psicoterapia possibilitará reinterpretar tudo isso: não é o mundo que vai mudar, mas a maneira de vê-lo. Por outro lado, se for uma depressão grave acompanhada de perda de peso significativa, grandes distúrbios do sono, tristeza profunda que nos impede de ir trabalhar e que não temos mais prazer em nada e que temos pensamentos suicidas, vamos tem que montar um tratamento baseado em antidepressivos além da psicoterapia. Psicoterapeutas psiquiatras irão trabalhar em conjunto para obter um melhor tratamento para cada caso.
Deixe um comentário