Café com Psicologia

coffee-1024x808
psicologia branco

Café com Psicologia

Como a autoestima influencia nossa vida

Entendemos a autoestima como a percepção que uma pessoa tem de si mesma e de sua relação com os outros. A pessoa tem conceitos e valoriza suas qualidades e defeitos em relação à sua vida e ao mundo

externo. Ao longo do desenvolvimento humano, desde o nascimento até a idade adulta, a autoestima é construída. É importante destacar que o que os outros pensam e veem em uma pessoa se destaca muito para que a autoestima exista; de modo que quando a realidade contradiz o autoconceito, podem ser gerados estados de frustração.

A fase em que o indivíduo está mais vulnerável é a infância, pois o ambiente familiar e os amigos influenciam seu desenvolvimento e determinam o caráter, a personalidade, o modo de ser e a autoestima da pessoa.

O psicólogo humanista Carl Rogers explicou que o ódio a si mesmo é a raiz de muitos problemas, pois a pessoa com baixa autoestima se considera indigna de ser amada.

Como a psicologia pode ajudar a melhorar a autoestima?

 Existem muitas técnicas, ferramentas e conhecimentos que o psicólogo pode utilizar para que a pessoa repense sua forma de pensar sobre si mesma e se valorize muito mais.  Um dos ramos da psicologia mais recomendados para tratamentos de autoestima é a terapia cognitivo-comportamental, pois permite que o paciente pense de forma mais construtiva e realista sobre si mesmo e suas possibilidades.

 Os pilares dessa teoria são sustentados pelo aumento e reforço de determinados pensamentos e comportamentos, que facilitam ao paciente a reconstrução de uma imagem mais positiva de si mesmo, além de eliminar a constante autocrítica que pode ou não ter fundamentos , que limita a pessoa a viver e enfrentar a realidade na qual está imersa todos os dias.

 O psicólogo determinará quais são as técnicas adequadas para cada caso, embora em termos gerais existem frases motivadoras, estimulantes e que sirvam de apoio:

 Não há ninguém como eu, porque somos únicos e irrepetíveis.

 Como ser humano, tenho qualidades e talentos que posso mostrar.

 Eu valho muito, mereço respeito e encorajo o amor por mim mesmo.

Quem enfrenta uma situação de baixa autoestima pode receber a ajuda de um psicólogo. Também o apoio da família, amigos e pessoas próximas é vital para que o paciente sinta vontade de seguir em frente. Que busque ajuda na psicoterapia, psicólogos especialistas em autoestima. Eles farão o diagnóstico particular para cada caso e proporão o tratamento. É importante que o paciente realize os exercícios indicados pelo terapeuta para que os resultados sejam ótimos

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *